sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cálcio do Bebê ao Vovô

Todos Precisamos

Olá pessoal, hoje venho falar um pouquinho do cálcio, as gestantes, os bebês e todos nós precisamos dele, mas se você é como eu, que não consegue sentir nem o cheiro de leite,continue lendo,você verá que nem só de leite é necessário viver para suprir sua necessidade no organismo.
Bjs e boa leitura!!!

Não é só nos laticínios que você encontra o cálcio de que precisa para suprir suas necessidades e as do bebê.Sardinha em lata, couve, brócolis, feijão e gergelim são alternativas para quem não pode(ou detesta) leite, queijos, coalhada e outros derivados.E você tem vários motivos para incluir esses alimentos na dieta.Um deles vem de uma pesquisa mundial promovida pela Organização Mundial da Saúde(OMS).Segundo o estudo, o nutriente reduz as complicações ligadas á pré-eclampsia- doença que atinge 5% das gestantes e pode levar ao parto prematuro e á morte da mãe e do bebe.'' Por isso, os poli vitamínicos usados na gestação contêm cálcio, e as hipertensas recebem suplementação extra", explica o ginecologista e Obstetra Eduardo Souza, do Hospital São Luiz, em São Paulo.Essa medida preventiva ajuda a minimizar o prejuízo, já que muitas mulheres consomem quantidades baixíssimas do mineral."Pouco cálcio é um problema em qualquer idade ou condição, mas, para as gravidas, as consequências podem ser graves", afirma a nutricionista Carolina Bortoletto, especialista em nutrição materno-infantil, de Belo Horizonte. Se você faz parte desse time, veja agora como vai ser fácil incrementar o prato com esse nutriente e garantir uma gestação 100% saudável para você e seu filho.
Ele regula os processos do organismo materno  diretamente diretamente envolvidos na gestação(como a coagulação sanguínea e o fluxo de nutrientes para o bebê), e também influencia a formação do feto.
Se as reservas estiverem baixas , até a amamentação será afetada, já que o mineral é o principal componente do leite materno.Mas a natureza também dá uma ajudinha, nesta fase,alguns hormônios da gravidez aumentam a capacidade do organismo de absorver o mineral. A preocupação é não deixar as reservas baixarem para que os estoques não sejam desfalcados com as transferências feitas ao bebê.
Os especialistas não sabem ao certo quanto cálcio o feto absorve ao longo da gestação.Mas o mineral, além de entrar na formação dos ossos, dentes e músculos do bebê, regula funções como os batimentos cardíacos do pequeno.
Não são apenas os alimentos que você põe no prato que irão interferir nesse equilíbrio."Stress, falta de exercícios e baixos níveis de vitamina D são fatores que prejudicam a absorção do cálcio.Por isso, além de  investir na qualidade de vida, a gestante deve tomar um pouco de sol diariamente para estimular a produção natural de vitamina D pelo organismo"
Cuidado com as combinações,não se deve, incluir laticínios e carnes na mesma refeição. È que o ferro presente nas carnes prejudica a assimilação do cálcio.O ácido oxálico é outra substancia que interfere negativamente na absorção.Abundante nas folhas de espinafre, acelga e beterraba, ele reage com o cálcio, formando um composto impossível de ser digerido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário